Ficar num hostel: Prós e Contras

novembro 04, 2018

Olá,
O post de hoje é um bocadinho diferente do habitual mas quando falei da minha viagem a Amesterdão falei um bocadinho da minha estadia no "Youth Hostel MeetingPoint". Foi a primeira vez que viajei e não fiquei ou num hotel ou em casa de amigos e ficar num hostel pareceu-me super estranho porque eu não sabia nada sobre o assunto mas decidimos arriscar porque ficava mesmo no meio da cidade e ainda era mais barato porque como muitos devem saber não é barato ficar em Amesterdão.

fotografia retirada do google

Por isso venho-vos falar um bocadinho sobre os prós e contras de ficar num hostel para que muitos que também possam estar a decidir onde ficar tenham uma opinião de quem lá ficou.

Primeiro vamos falar das coisas boas, os Prós.

Barato

É verdade, a parte mais importante para quem vai viajar on a budget, não tens muito pé de meia e preferes gastar a explorar a cidade então este é um ponto decisivo, até porque podem encontrar junto da zona que preferem ficar opções muito melhores e ficar no centro da cidade sem pagar um balúrdio.

Bom para "pequenas" estadias

Se vais passar apenas um fim-de-semana ou 3 ou 4 dias e vais passar maior parte do tempo fora do quarto então ficar num hostel vai-te fazer muita diferença porque apenas vais ficar lá pouco tempo, se calhar até só vais usar para dormir, refrescar-te para o dia a seguir até porque o que te interessa é mesmo explorar a cidade então é o lugar indicado para ti.

Bom para conhecer pessoas

Se vais viajar sozinho maioritariamente pode ser por vezes um bocado solitário, neste hostel tinha uma zona de bar no piso de baixo do edifício para que quem viajasse sozinho pudesse sentar-se e conhecer outras pessoas que também elas pudessem estar a viajar sozinhas ou com amigos.

fotografia retirada do google

Bom para quem está a viajar com amigos

Se vocês vão viajar em grupo por vezes é difícil arranjar um sítio que consigam estar todos juntos num só quarto, este tipo de hostels têm muitas vezes ofertas de dormitórios mistos e só de raparigas ou rapazes com preços muito bons por isso imaginem vão num grupo de 8, se fizerem a compra com antecedência e não houver mais ninguém podem ficar todos no mesmo quarto sem problemas. Para quem viaja com amigos é o ideal.

fotografia retirada do google

Como tudo tem um lado negativo não podia deixar de vos dizer também os contras.

Mau para quem viaja em família

Este tipo de hostels são mais virados para grupos e jovens por isso mesmo tendo opções de quartos normais para uma pessoa ou mais, sendo eles mais caros, é uma zona que vai estar frequentada por jovens e para quem viaja com uma família com crianças pequenas se calhar não se vão sentir o mais confortáveis.

Pode não ser o lugar mais seguro

Eu não tive qualquer problema neste hostel, foi-nos fornecido um cacifo em que só nós tínhamos as chaves e mesmo nós não tínhamos muito pertences e os que tínhamos andavam sempre connosco (ex: telemóvel, câmara fotográfica,carteira,etc) e quando fazem o check-in mesmo se ainda não for a hora e eles ainda tiverem a limpar eles oferecem ficar com as nossas malas numa zona em que só entra empregados. Mas há pessoas com segundas intenções e pode por vezes não ser o sítio mais seguro se levarem coisas como computador, largas quantias de dinheiro, etc.

fotografia retirada do google

As pessoas podem ser barulhentas

Se ficarem nos dormitórios, vão ter pessoas a entrar e a sair do quarto a qualquer hora e dependendo das pessoas com que fiquem, elas podem não ser tão respeitadoras e fazer muito barulho a meio da noite e acordar-vos. Nós não tivemos esse problema, a minha colega dormiu bem e eu só acordei a meio da noite uma vez porque uma rapariga não se estava a sentir bem com algo que comeu mas quem acordou foi muito simpático com ela e até lhe ofereceram água para ver se ela se sentia melhor e ela no final pediu desculpa por ter acordado as pessoas e agradeceu quem a ajudou. Por isso pode ser uma situação 50-50.

Mau para quem não se sente confortável no meio de pessoas desconhecidas

Isto é muito simples, os quartos de dormitório existe mistos e depois de rapaz e de rapariga mas quem se sente desconfortável a estar no meio de outras pessoas que não conhece ou por medo, ou por simplesmente não estar habituado não vai querer ficar num desses quartos. Porque há pessoas a entrar e a sair constantemente e quem tem também um sono leve pode ser acordado muitas vezes e quem preza o seu conforto e uma bela noite de sono não vai gostar deste tipo de condição, há também os quartos sozinhos mas esse são sempre mais caros e não tem o conforto que se calhar tem num hotel.

E vocês já ficaram alguma vez num hostel numa das vossas viagens? Se sim, concordam? O que acham que devia mais estar aqui? Partilhem as vossas opiniões nos comentários.

You Might Also Like

18 comentários

  1. Adorei este post.
    Muito informativo, e que dá verdadeiras dicas às pessoas para um ambiejnte que por vezes é adverso.
    Gostei:-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, tentei fazer o mais informativo sem ser entediante de ler. Ainda bem que gostaste
      Beijinhos,
      Throwalense

      Eliminar
  2. Por acaso também nunca fiquei num hostel. Mas é claro que há quem goste e quem não goste.
    Www.sobomeuolhar7.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também nunca tinha ficado antes deste. Há sempre quem goste e quem não goste e tentei ser imparcial e mostrar a minha opinião.
      Beijinhos,
      Throwalense

      Eliminar
  3. Que saudades de Amesterdão! Passei lá pouco tempo mas adorei! Tenciono voltar, nem que seja só para passar numa fritaria para comer batatas fritas 😁

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah sim, as batatas fritas, das melhores. Não fui a muitos sítios que vendesse coisas mais típicas de lá mas quando lá voltar tenciono fazer isso.
      Beijinhos,
      Throwalense

      Eliminar
  4. Por acaso nunca fiquei num hostel... mas já fiquei em muitos b&b's aqui no UK :D são super fofinhos!

    R: obrigada linda! Não te esqueças de seguir a crónica Health & Fitness ;) vou colocando mais exercícios e dicas!

    Beijinhos,
    O meu reino da noite
    facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha próxima viagem quero muito ficar num airbnb para ver como é a experiência, quando pesquisei para Amesterdão esta opção ficava mais barato mas é sempre uma experiência.
      Beijinhos,
      Throwalense

      Eliminar
  5. é verdade concordo com tudo! eu depois dos 35 acho muito dificil ficar em hosteis, já não há paciencia para filas pro chuveiros nem roncos na cama ao lado, ou gargalhadas a meio da noite! mas é uma solução incrivel quando se tem de poupar e se vai com amigos e espirito de conhecer pessoas e dormir pouco ;)
    www.nominal-nomad.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que alguém sente o mesmo, ao menos não sou a única ahah, é bom para ir com amigos mas ás vezes pode não ser a melhor opção.
      Beijinhos,
      Throwalense

      Eliminar
  6. Não nos agrada muito a ideia de ir para um Hostel. Não é confortável, mas respeitamos quem o faça. Por cá utilizamos mais as GuestHouse, também é barato mas temos a nossa privacidade.
    No entanto, o texto está bastante completo e informativo! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca experimentei as guesthouse mas gostava de experimentar talvez noutra viagem.
      Obrigada, ainda bem que gostaram :D
      Beijinhos,
      Throwalense

      Eliminar
  7. Nunca passei pela experiência de ficar num hostel, por isso, não tenho propriamente uma opinião fundamentada. Acho vantajoso ser mais barato e possibilitar essa troca de experiências, mas, por outro lado, também acredito que os contras pesem bastante na decisão final. Acho que tudo depende do momento, do tempo em que se fica e, também, se vamos sozinhos ou acompanhados

    r: Ele tem um senso musical extraordinário, fico sempre rendida a ouvi-lo *-*
    Muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que se fosse sozinha não teria ido porque não me sentiria confortável mas ir com amigos é muito melhor, é sempre uma experiência a se ter.
      Beijinhos,
      Throwalense

      Eliminar
  8. Nunca fiquei em nenhum e tenho imensa curiosidade, nem que seja pela experiência. :)
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que a experiência seja tão boa como a minha se ficares algum dia :D
      Beijinhos,
      Throwalense

      Eliminar
  9. Obrigada pelo comentário já sigo o teu cantinho.
    Por acaso ainda não fiquei em nenhum mas gostei dos teus conselhos/dicas
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, tentei dar as melhores dicas para todos os gostos :D
      Beijinhos,
      Throwalense

      Eliminar

Like us on Facebook